Atividades físicas e exercícios para gestantes

Atividades físicas e exercícios para gestantes

Os exercícios físicos durante a gravidez são grandes aliados para a saúde física e mental das mulheres. Atividades físicas e exercícios para gestantes! Os exercícios promovem o tônus muscular, a força e a resistência, o que ajudará seu corpo a carregar o peso extra da gravidez, preparará você para o esforço do parto e ainda colaborará para seu corpo a voltar à forma depois que o bebê nascer.

A atividade física na gestação também diminui desconfortos físicos, como dores nas costas, prisão de ventre, fadiga e inchaço, além de ajudar a manter seu humor mais estável e sua auto-estima e seu sono em dia.

Quando a mulher tem um bom condicionamento físico antes de engravidar, ela fica com mais condições de manter um bom nível de atividade durante a gestação, já que não é hora, na gravidez, de experimentar esportes novos ou de mais impacto.

Não existe um tipo de exercício físico mais adequado, a gestante deverá levar em consideração seu gosto e preparo físico, fazendo uma atividade que lhe proporcione mais prazer.

Entre os exercícios para gestantes, podemos destacar algumas as atividades físicas preferidas pelas gestantes:

Caminhada
Hidroginástica e Natação
Yoga e Pilates
Alongamentos e Relaxamentos
Ginástica e Musculação adaptada

Dança

O tipo, as variações e a intensidade dos exercícios deverão ser adequados ao período da gestação.

A gestante que nunca praticou nenhum exercício físico deve iniciar com atividades mais leves, como a caminhada, hidroginástica e yoga. Quem já praticava alguma atividade, poderá continuar seguindo o programa habitual apenas adaptando à sua condição atual, ajustando o volume e intensidade de acordo com os meses da gravidez.

São necessários alguns cuidados especiais com a futura mamãe. A atividade física deverá ser iniciada após o terceiro mês de gravidez e somente deve ser realizada com autorização médica e sob orientação de um profissional de educação física.⇒127+ Receitas Fit/

Durante a prática de exercício físico devem-se evitar cargas excessivas, movimentos bruscos, riscos de traumas do abdominal e alterações exageradas da frequência cardíaca. É importante o uso de roupas leves e calçados adequados para um maior conforto, evitar altas temperaturas e sempre evitar a fadiga. Lembre-se de beber muita água.

A alimentação é de grande importância nesta fase da mulher, para controlar seu peso e de seu bebê. A gestante deverá ter um acompanhamento nutricional adequado, para um melhor desenvolvimento fetal, seguindo suas necessidades específicas e individuais. Devidos às alterações fisiológicas que ocorrem durante a gravidez é necessários o uso de vitaminas e minerais para suprir a carência de nutrientes.

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