Aula de Zumba para Iniciantes

Aula de Zumba para Iniciantes

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Não aguenta mais os equipamentos da academia e quer investir em uma atividade mais divertida? Experimente fazer algumas aulas de Zumba. O exercício mistura movimentos aeróbicos já conhecidos de quem faz atividade física com ritmos e coreografias latinas, como a salsa e o merengue.

“Os treinos são intervalados e de total resistência, para maximizar a queima de calorias, beneficiar o condicionamento cardiovascular e promover a tonificação corporal por completo”, explica a professora Márcia Araújo Motta. Além disso, a Zumba é um prato cheio para quem procura emagrecer: cada aula com duração de uma hora pode queimar até 1.000 calorias.

De acordo com a especialista em Zumba Caroline Desena Pereira Pascarelli, dona da academia Contours São Judas, a aula de Zumba não necessita de qualquer equipamento para ser feita.“➦ Faça o Download do Ebook de Receitas Grátis Aqui! E Aprenda Como Perder Barriga e Emagrecer em Poucas Semanas!

“Começamos com um aquecimento e depois intercalamos exercícios aeróbicos – para o condicionamento cardiovascular -, e movimentos de dança que trabalham músculos de forma localizada”, explica.

Mesmo sem aparelhos, a atividade é muito intensa e capaz de queimar muitas calorias com aula de Zumba para Iniciantes.

Algumas pessoas podem desistir de ingressar nas aulas de dança por serem iniciantes ou por julgarem ter um condicionamento físico pouco adequado.

Mas essa desculpa não cola no caso da Zumba, que pode ser feita por iniciantes ou experientes na área.

“O intuito é criar um sistema de ginástica dinâmico, excitante, divertido e eficaz, e não uma aula de dança comum”, diz a professora Márcia Araújo Motta, da Cia Athletica de Brasília.“➦ Faça o Download do Ebook de Receitas Grátis Aqui! E Aprenda Como Perder Barriga e Emagrecer em Poucas Semanas!

O especialista educacional em Zumba Raphael Rosa, do Rio de Janeiro, afirma que qualquer pessoa, em qualquer nível de condicionamento, pode fazer as aulas e elevar o nível de atividade conforme for praticando.

“Em torno de três meses é possível perceber resultados visíveis, já que a queima calórica de uma aula pode chegar a 1.000 calorias”, diz Raphael Rosa. Entretanto, a professora Márcia faz uma ressalva, dizendo que os resultados

podem demorar mais ou menos dependendo do nível de intensidade com o qual o aluno faz as aulas e do preparo físico de cada um.

“Mas assim que as mudanças começam a acontecer, o aluno se sente mais motivado e empenhado nas aulas”, completa Márcia.

O corpo é trabalhado como um todo na Zumba, porém os músculos dos membros inferiores (quadríceps, glúteo, posterior de coxa e panturrilha) são os que participam mais ativamente, ajudando a fortalecer principalmente pernas e bumbum.

“Os músculos do centro do corpo, conhecido como CORE (abdômen, lombar, oblíquos, paravertebrais e membros superiores) também são muito trabalhados”, diz a professora Márcia.

“Nós trabalhamos com energia positiva e diversão, não importa se você errar os passos ou não aprender de primeira, o importante é interagir e não deixar de tentar, promovendo um alto nível de disposição”, diz a professora

Caroline. Os professores afirmam que é muito comum os primeiros alunos sentirem vergonha no início, por timidez ou medo de errar. “Mas conforme as aulas vão acontecendo, as pessoas se soltam e perdem a preocupação com o outro”, completa o especialista Raphael.

“A princípio as pessoas procuram a aula porque querem emagrecer, mas são envolvidas pelos ritmos latinos, que falam muito sobre o amor e a paixão, criando uma atmosfera mais sensual”, diz a professora Caroline.“➦ Faça o Download do Ebook de Receitas Grátis Aqui! E Aprenda Como Perder Barriga e Emagrecer em Poucas Semanas!

Na Zumba são feitas coreografias de salsa, merengue, cumbia e reggaeton. “Os movimentos latinos combinados com a dança elevam a autoestima e ajudam a despertar esse lado mais sensual no aluno.”

percepção espacial e a coordenação motora

Além da condição cardiorrespiratória, a Zumba também trabalha a percepção espacial e a coordenação motora, deixando os reflexos mais rápidos e melhorando o equilíbrio.

“A mistura de movimentos em velocidades diferentes são as maiores responsáveis por esse ganho de agilidade e propriocepção”, diz Raphael Rosa.

A combinação de movimentos de um lado e do outro, com uma perna só, girando e outros passos muito precisos são determinantes para o equilíbrio, completa a professora Caroline.

As coreografias são demonstradas pelos instrutores e feitas em grupo, todos participam, se integram e ajudam uns aos outros. “Além das coreografias individuais, podemos fazer danças em círculos, linhas e batalhas – estratégia na

qual dividimos a sala em duas, colocando um grupo de frente ao outro, permitindo a troca de lugares e maior interação entre as pessoas”, diz o especialista Raphael.

“Mesmo nas coreografias individuais, a aula de Zumba para Iniciantes pode ser compartilhada, com todos interagindo e se divertindo”, diz Márcia Araújo.

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